Semana do Livro 2009

Ir em baixo

Semana do Livro 2009 Empty Semana do Livro 2009

Mensagem  Raquelpets em Ter 14 Abr - 11:21

Entre os dias 18 e 25 de abril, a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) promove mais uma edição da Semana do Livro, movimento que pretende dar ao livro e à leitura lugar de destaque na mídia e na vida cotidiana da comunidade gaúcha. Todo ano, desde 2002, a CRL lança um desafio a prefeituras, instituições de ensino, bibliotecas e empresas para que promovam eventos que coloquem em pauta a questão da leitura, tanto nas escolas como na comunidade. Os interessados em participar devem entrar em contato com Sônia Zanchetta, pelo e-mail sonia@camaradolivro.com.br ou pelo telefone (51) 3225-5096.

A mobilização em prol do livro e da leitura vem recebendo grande adesão por parte da comunidade cultural, que tem realizado atividades como doação de livros, horas do conto, visitas a bibliotecas, inaugurações de acervos, saraus, exposições de livros, encontros de escritores, leituras encenadas, entre outras, em diversos espaços da capital e do Interior do Estado também. Em 2008, forammais de 30 cidades, 64 entidades, 140 atividades, e muitos leitores conquistados. O efeito multiplicador é evidente a cada ano em que é comemorada a Semana do Livro. Para os participantes e para as ações que são realizadas na Semana, esta é uma grande oportunidade de divulgar e de conhecer trabalhos originais, eficientes e criativos na área da leitura.

O ponto de culminância da Semana em Porto Alegre, é a Noite do Livro, na qual são homenageadas pessoas e instituições que, de alguma forma, contribuem com ações em prol do livro e da leitura, indicados pela diretoria da CRL.

A origem do Dia Mundial do Livro
A instituição desta data pela Unesco internacionalizou uma antiga tradição da Catalunha, onde, em 23 de abril, comemora-se o Dia de São Jorge – padroeiro daquela província espanhola – e recorda-se o falecimento do escritor Miguel de Cervantes, ocorrido na mesma data, em 1616. De acordo com o costume catalão, os livreiros entregam uma rosa juntamente com cada livro vendido neste dia e muitas pessoas presenteiam com livros e rosas seus amigos e familiares. Uma rosa por São Jorge, um livro por Cervantes, este é o lema.

A partir de1995, a Unesco estendeu sua homenagem ao escritor inglês William Shakespeare, também falecido em 23 de abril de 1616, e passou a estimular os estados-membros a desenvolverem iniciativas próprias nesta data. Atualmente, autores, editores, professores, livreiros, meios de comunicação e bibliotecas, entre outros profissionais e entidades, mobilizam-se, em todo o mundo, para que o livro esteja na pauta do dia.

FONTE: http://www.portocultura.com.br/literatura/index.php?id=8&idNot=4062
Raquelpets
Raquelpets
Admin

Mensagens : 819
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 40
Localização : Porto Alegre

http://confrariadeideias.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum