Atividades Lúdicas
Página 1 de 1
Atividades Lúdicas
Vou postar as atividades "muy lúdicas" e vou numerar, creio que fica mais fácil quando formos nos referir a elas.
Muitas atividades falam a respeito de "eliminar" a criança que erra, creio que isso possa ser "eliminado", ou dar mais uma chance para a criança "acertar".
Muitas atividades falam a respeito de "eliminar" a criança que erra, creio que isso possa ser "eliminado", ou dar mais uma chance para a criança "acertar".
Última edição por lisi08 em Seg 11 maio - 21:34, editado 1 vez(es)
lisi08- Mensagens : 881
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 45
Localização : Porto Alegre
1 - A janela
Idade: de 4 a 7 anos
Material: nenhum
Atividade:
O condutor deverá estar num ambiente onde tenha uma janela, deverá se aproximar e dizer a seguinte frase: Dá janela eu vejo..., E falará alguma coisa que ele tenha visto, em seguida chamará uma criança que falará a mesma frase e acrescentará mais uma coisa vista.
Se as crinaças forem pequenas armazenarão no máximo 8 a 10 itens, já se forem maiores poderão armazenas de 15 a 20 itens.
Objetivo:
Integrar a sala;
Observação;
Atenção;
Sequência;
Discriminação visual;
Aquisição de linguagem.
Material: nenhum
Atividade:
O condutor deverá estar num ambiente onde tenha uma janela, deverá se aproximar e dizer a seguinte frase: Dá janela eu vejo..., E falará alguma coisa que ele tenha visto, em seguida chamará uma criança que falará a mesma frase e acrescentará mais uma coisa vista.
Se as crinaças forem pequenas armazenarão no máximo 8 a 10 itens, já se forem maiores poderão armazenas de 15 a 20 itens.
Objetivo:
Integrar a sala;
Observação;
Atenção;
Sequência;
Discriminação visual;
Aquisição de linguagem.
lisi08- Mensagens : 881
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 45
Localização : Porto Alegre
2 - A letra da frase
Idade: 9 a 12 anos
Material: nenhum
Atividade:
Os alunos devem estar dispostos da maneira que quiserem, a primeira criança deverá falar uma letra em voz alta para que todos possam escutar, os demais terão 3 minutos para elaborar uma frase que contenha o maior número de palavras que comecem com a letra determinada. Por exemplo, se a letra determinada fosse "M": Maria e Mario mancharam muitas malhas de Marcelo, mas, Marcelo mostrou-se muito maleável.
Ganhará a criança ou grupo que fizer a maior frase.
Objetivo:
Integrar o grupo;
Estimula a imaginação;
Aquisição de linguagem;
Sequência;
Percepção auditiva;
Observação.
Material: nenhum
Atividade:
Os alunos devem estar dispostos da maneira que quiserem, a primeira criança deverá falar uma letra em voz alta para que todos possam escutar, os demais terão 3 minutos para elaborar uma frase que contenha o maior número de palavras que comecem com a letra determinada. Por exemplo, se a letra determinada fosse "M": Maria e Mario mancharam muitas malhas de Marcelo, mas, Marcelo mostrou-se muito maleável.
Ganhará a criança ou grupo que fizer a maior frase.
Objetivo:
Integrar o grupo;
Estimula a imaginação;
Aquisição de linguagem;
Sequência;
Percepção auditiva;
Observação.
lisi08- Mensagens : 881
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 45
Localização : Porto Alegre
3 - A Letra da semana
Idade: A partir dos 5 anos
Material: nenhum
Atividade:
O professor deverá falar uma letra que será da semana, por exemplo, colocará num cartaz de pregas todas as maneiras de serem escritas (em letra de forma ou em letra cursiva, maiúsculas e minúsculas. Se caso a letra escolhida for a consoante "C", o professor pedirá aos alunos que procurem em casa palavras que comecem com esta letra, se caso algumas palavras forem lembradas, porém, não achadas em revistas e jornais poderá ser escrita em cartolina e colada em cartazes com todas as outras palavras.
Esse trabalho seguirá pela semana toda. Desse modo, cada semana poderá ser trabalhada uma letra do alfabeto.
Objetivo:
Reconhecimento do alfabeto;
Fonemas;
Escrita;
Percepção visual e auditiva.
Material: nenhum
Atividade:
O professor deverá falar uma letra que será da semana, por exemplo, colocará num cartaz de pregas todas as maneiras de serem escritas (em letra de forma ou em letra cursiva, maiúsculas e minúsculas. Se caso a letra escolhida for a consoante "C", o professor pedirá aos alunos que procurem em casa palavras que comecem com esta letra, se caso algumas palavras forem lembradas, porém, não achadas em revistas e jornais poderá ser escrita em cartolina e colada em cartazes com todas as outras palavras.
Esse trabalho seguirá pela semana toda. Desse modo, cada semana poderá ser trabalhada uma letra do alfabeto.
Objetivo:
Reconhecimento do alfabeto;
Fonemas;
Escrita;
Percepção visual e auditiva.
lisi08- Mensagens : 881
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 45
Localização : Porto Alegre
4 - A profissão de meu pai
Idade: A partir dos 6 anos
Material: nenhum
Atividade:
O condutor colocará as crianças em círculo e começará a brincadeira dizendo assim: Meu pai é motorista e faz assim (faz um gesto que seja da profissão de seu pai), a criança seguinte falará: seu pai é motorista e faz assim (fazendo o gesto),o meu é lixeiro e faz assim...,
A brincadeira continuará até que chegue na última criança e ela saiba todas as profissões e gestos de cada uma. Se o número de crianças for muito grande é melhor dividir a turma.
Objetivo:
Integrar a sala;
Aquisição de linguagem;
Conhecendo profissões;
Expressar-se com gestos;
Memória;
Atenção.
Material: nenhum
Atividade:
O condutor colocará as crianças em círculo e começará a brincadeira dizendo assim: Meu pai é motorista e faz assim (faz um gesto que seja da profissão de seu pai), a criança seguinte falará: seu pai é motorista e faz assim (fazendo o gesto),o meu é lixeiro e faz assim...,
A brincadeira continuará até que chegue na última criança e ela saiba todas as profissões e gestos de cada uma. Se o número de crianças for muito grande é melhor dividir a turma.
Objetivo:
Integrar a sala;
Aquisição de linguagem;
Conhecendo profissões;
Expressar-se com gestos;
Memória;
Atenção.
lisi08- Mensagens : 881
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 45
Localização : Porto Alegre
5 - Abaixo ou acima do solo
Idade: A partir dos 5 anos
Material: nenhum
Atividade:
O condutor vai dizer o nome de uma fruta, um legume ou uma verdura. Os participantes deverão falar se cresce acima do solo ou abaixo do solo.
Se a criança acertar o condutor deverá dizer outra para a criança seguinte.
Se ela errar deverá ser eliminada e só voltará a brincar quando houver um vencedor.
Objetivo:
Integrar o grupo;
Memorizar dados;
Percepção auditiva;
Aprendizagem.
Material: nenhum
Atividade:
O condutor vai dizer o nome de uma fruta, um legume ou uma verdura. Os participantes deverão falar se cresce acima do solo ou abaixo do solo.
Se a criança acertar o condutor deverá dizer outra para a criança seguinte.
Se ela errar deverá ser eliminada e só voltará a brincar quando houver um vencedor.
Objetivo:
Integrar o grupo;
Memorizar dados;
Percepção auditiva;
Aprendizagem.
lisi08- Mensagens : 881
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 45
Localização : Porto Alegre
6 - Ação falsa e verdadeira
Idade: A partir dos 5 anos
Material: nenhum
Atividade:
O condutor deve falar uma frase que tenha ação: O padeiro corta o pão. As crianças devem fazer o gesto do padeiro cortando o pão.
Quando o condutor fizer frases que não tenham ação, as crianças devem se manter na posição normal.
O condutor deverá ir complicando as frases, quando uma criança fizer gestos quando não houver ação ou se confundir será eliminada.
Objetivo:
Integrar a sala;
Observação;
Atenção;
Compreensão;
Percepção auditiva.
Material: nenhum
Atividade:
O condutor deve falar uma frase que tenha ação: O padeiro corta o pão. As crianças devem fazer o gesto do padeiro cortando o pão.
Quando o condutor fizer frases que não tenham ação, as crianças devem se manter na posição normal.
O condutor deverá ir complicando as frases, quando uma criança fizer gestos quando não houver ação ou se confundir será eliminada.
Objetivo:
Integrar a sala;
Observação;
Atenção;
Compreensão;
Percepção auditiva.
lisi08- Mensagens : 881
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 45
Localização : Porto Alegre
7 - Adesivos especiais
Idade: A partir dos 4 anos
Material: Cartolina, fiz de cera, lápis de cor, canetas hidrocores, cola, tesoura, glitter e papel contact.
Atividade:
O condutor deverá estimular os alunos a fazerem pequenas frases com desenhos para pessoas que eles gostam ou simplesmente falar alguma coisa de que eles gostem como: Eu a Pucca.
Depois das frases e recadinhos feitos é só passar papel contact e colar onde quiser.
Objetivo:
Criatividade;
Imaginação;
Reconhecimento de palavras à primeira vista;
Desenho;
Pintura;
Atenção.
Material: Cartolina, fiz de cera, lápis de cor, canetas hidrocores, cola, tesoura, glitter e papel contact.
Atividade:
O condutor deverá estimular os alunos a fazerem pequenas frases com desenhos para pessoas que eles gostam ou simplesmente falar alguma coisa de que eles gostem como: Eu a Pucca.
Depois das frases e recadinhos feitos é só passar papel contact e colar onde quiser.
Objetivo:
Criatividade;
Imaginação;
Reconhecimento de palavras à primeira vista;
Desenho;
Pintura;
Atenção.
lisi08- Mensagens : 881
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 45
Localização : Porto Alegre
8 - Adivinhando a profissão
Idade: 3 a 8 anos
Material: nenhum
Atividade:
O professor deverá pedir para uma criança pensar em uma profissão e dizer uma das características da mesma, por exemplo: Estou pensando, em uma pessoa que recolhe o lixo?
Se não acertarem com a dica, poderá ser dada mais uma, a criança que acertar ganhará um ponto, a que arriscar e errar pagará uma prenda.
Ganhará aquele que tiver mais pontos.
Objetivo:
Integrar o grupo;
Atenção;
Linguagem oral;
Conhecimento de diversas profissões e sua utilidade.
Material: nenhum
Atividade:
O professor deverá pedir para uma criança pensar em uma profissão e dizer uma das características da mesma, por exemplo: Estou pensando, em uma pessoa que recolhe o lixo?
Se não acertarem com a dica, poderá ser dada mais uma, a criança que acertar ganhará um ponto, a que arriscar e errar pagará uma prenda.
Ganhará aquele que tiver mais pontos.
Objetivo:
Integrar o grupo;
Atenção;
Linguagem oral;
Conhecimento de diversas profissões e sua utilidade.
Última edição por lisi08 em Seg 11 maio - 22:21, editado 1 vez(es)
lisi08- Mensagens : 881
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 45
Localização : Porto Alegre
9 - Adivinhe se puder
Idade: a partir dos 6 anos
Material: nenhum
Atividade:
O professor deverá conduzir as primeiras vezes desta atividade.
Deverá ser formuladas duas pistas para que as crianças possam acertar a charada, por exemplo: Tem em toda sala de aula e começa com a letra "M", e assim por diante.
O aluno que acertar ganhará um ponto, vencerá o aluno que tiver mais pontos.
Objetivo:
Integrar o grupo;
Percepção auditiva;
Imaginação;
Reconhecimento do alfabeto;
Fonemas;
Pensamento crítico;
Conclusão.
Material: nenhum
Atividade:
O professor deverá conduzir as primeiras vezes desta atividade.
Deverá ser formuladas duas pistas para que as crianças possam acertar a charada, por exemplo: Tem em toda sala de aula e começa com a letra "M", e assim por diante.
O aluno que acertar ganhará um ponto, vencerá o aluno que tiver mais pontos.
Objetivo:
Integrar o grupo;
Percepção auditiva;
Imaginação;
Reconhecimento do alfabeto;
Fonemas;
Pensamento crítico;
Conclusão.
lisi08- Mensagens : 881
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 45
Localização : Porto Alegre
10 - Agrupando-se uns com os outros
Idade: a partir dos 7 anos
Material: nenhum
Atividade:
O condutor deve deixar os alunos na disposição que quiserem,
O condutor deverá falar quantos grupos devem ser feitos, deste modo: grupo de 2, os alunos se agruparão em 2 , grupos de 5, se agruparão em 5, grupos de 10, se agruparão em 10, dividam o grupo ao meio e os alunos se dividirão
conforme a idade dos alunsos, o condutor poderá dificultar.
Objetivo:
Integrar a sala;
Contar;
Agrupar;
Dividir;
Resolução de problemas;
Compreensão.
Material: nenhum
Atividade:
O condutor deve deixar os alunos na disposição que quiserem,
O condutor deverá falar quantos grupos devem ser feitos, deste modo: grupo de 2, os alunos se agruparão em 2 , grupos de 5, se agruparão em 5, grupos de 10, se agruparão em 10, dividam o grupo ao meio e os alunos se dividirão
conforme a idade dos alunsos, o condutor poderá dificultar.
Objetivo:
Integrar a sala;
Contar;
Agrupar;
Dividir;
Resolução de problemas;
Compreensão.
lisi08- Mensagens : 881
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 45
Localização : Porto Alegre
11- Alfabeto cantado
Idade: a partir dos 4 anos
Material: um cartaz com todas as letras do alfabeto
Atividade:
A professora escolherá uma melodia que as crianças já conhecem e gostam e irão cantar o alfabeto inteiro ao som desta melodia como: Cai, cai Balão.
Objetivo:
Integrar a sala;
Reconhecimento do alfabeto;
Percepção auditiva;
Atenção.
Material: um cartaz com todas as letras do alfabeto
Atividade:
A professora escolherá uma melodia que as crianças já conhecem e gostam e irão cantar o alfabeto inteiro ao som desta melodia como: Cai, cai Balão.
Objetivo:
Integrar a sala;
Reconhecimento do alfabeto;
Percepção auditiva;
Atenção.
lisi08- Mensagens : 881
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 45
Localização : Porto Alegre
12 - Alfabeto Concreto
Idade: a 4 a 7 anos
Material: Objetos que as crianças tragam de casa.
Atividade:
A professora antes de começar o alfabeto deve pedir para que as crianças tragam de casa objetos que comecem com a letra que ela irá ensinar na próxima aula. Por exemplo, quando ela iniciar a vogal "a" deve pedir aos alunos que tragam objetos que comecem com esta letra (algodão, apontador etc.)
Durante a apresentação da vogal em letra bastão e cursiva, ela montará junto com as crianças um cartaz comos tipos das letras e com os objetos que comecem com esta letra.
Depois de colado todos os objetos é melhor plastificar o cartaz para que dure mais tempo.
Objetivo:
Identificação das letras;
Familiarização com palavras que comecem com as letras apresentadas;
Participação coletiva;
Pensamento crítico;
Compreensão.
Material: Objetos que as crianças tragam de casa.
Atividade:
A professora antes de começar o alfabeto deve pedir para que as crianças tragam de casa objetos que comecem com a letra que ela irá ensinar na próxima aula. Por exemplo, quando ela iniciar a vogal "a" deve pedir aos alunos que tragam objetos que comecem com esta letra (algodão, apontador etc.)
Durante a apresentação da vogal em letra bastão e cursiva, ela montará junto com as crianças um cartaz comos tipos das letras e com os objetos que comecem com esta letra.
Depois de colado todos os objetos é melhor plastificar o cartaz para que dure mais tempo.
Objetivo:
Identificação das letras;
Familiarização com palavras que comecem com as letras apresentadas;
Participação coletiva;
Pensamento crítico;
Compreensão.
lisi08- Mensagens : 881
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 45
Localização : Porto Alegre
13 - Alvo surpresa
Idade: 8 a 10 anos
Material: bola
Atividade:
O condutor forma um círculo, dá a bola a um jogador que terá que arremessar a bola com rapidez e em qualquer direção. Os outros jogadores devem ficar atentos para não serem pegos de surpresa, pois o jogar que não pegar a bola pagará uma prenda e somente depois voltará ao jogo.
Objetivo:
Integrar o grupo;
Rapidez;
Agilidade;
Atenção;
Precisão no arremesso;
Coordenação;
Domínio de si mesmo.
Material: bola
Atividade:
O condutor forma um círculo, dá a bola a um jogador que terá que arremessar a bola com rapidez e em qualquer direção. Os outros jogadores devem ficar atentos para não serem pegos de surpresa, pois o jogar que não pegar a bola pagará uma prenda e somente depois voltará ao jogo.
Objetivo:
Integrar o grupo;
Rapidez;
Agilidade;
Atenção;
Precisão no arremesso;
Coordenação;
Domínio de si mesmo.
lisi08- Mensagens : 881
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 45
Localização : Porto Alegre
14 - Analisando as digitais
Idade:a partir dos 3 anos
Material:Almofada de carimbo, sulfite e uma lupa
Atividade:
A professora pegará um aluno por vez e com o polegar direito do aluno passará na almofada e depois carimbará no papel.
Em seguida deve escrever o nome do aluno ao lado para mais fácil identificação.
Depois que todos os alunos tiverem carimbado seu polegar a professora irá mostrar com a lupa as impressões digitais de cada um e verificar com eles as diferenças e igualdade que podemos observar.
Também é possível fazer desenhos aproveitando as marcas do dedo carimbado, acrescido de outros traços feitos pelo aluno.
Objetivo:
Observação;
Pensamento crítico;
Padrões;
Coordenação.
Material:Almofada de carimbo, sulfite e uma lupa
Atividade:
A professora pegará um aluno por vez e com o polegar direito do aluno passará na almofada e depois carimbará no papel.
Em seguida deve escrever o nome do aluno ao lado para mais fácil identificação.
Depois que todos os alunos tiverem carimbado seu polegar a professora irá mostrar com a lupa as impressões digitais de cada um e verificar com eles as diferenças e igualdade que podemos observar.
Também é possível fazer desenhos aproveitando as marcas do dedo carimbado, acrescido de outros traços feitos pelo aluno.
Objetivo:
Observação;
Pensamento crítico;
Padrões;
Coordenação.
lisi08- Mensagens : 881
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 45
Localização : Porto Alegre
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|