Confraria de Ideias
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Semana do Livro 2009

Ir para baixo

Semana do Livro 2009 Empty Semana do Livro 2009

Mensagem  Raquelpets Ter 14 Abr - 11:21

Entre os dias 18 e 25 de abril, a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) promove mais uma edição da Semana do Livro, movimento que pretende dar ao livro e à leitura lugar de destaque na mídia e na vida cotidiana da comunidade gaúcha. Todo ano, desde 2002, a CRL lança um desafio a prefeituras, instituições de ensino, bibliotecas e empresas para que promovam eventos que coloquem em pauta a questão da leitura, tanto nas escolas como na comunidade. Os interessados em participar devem entrar em contato com Sônia Zanchetta, pelo e-mail sonia@camaradolivro.com.br ou pelo telefone (51) 3225-5096.

A mobilização em prol do livro e da leitura vem recebendo grande adesão por parte da comunidade cultural, que tem realizado atividades como doação de livros, horas do conto, visitas a bibliotecas, inaugurações de acervos, saraus, exposições de livros, encontros de escritores, leituras encenadas, entre outras, em diversos espaços da capital e do Interior do Estado também. Em 2008, forammais de 30 cidades, 64 entidades, 140 atividades, e muitos leitores conquistados. O efeito multiplicador é evidente a cada ano em que é comemorada a Semana do Livro. Para os participantes e para as ações que são realizadas na Semana, esta é uma grande oportunidade de divulgar e de conhecer trabalhos originais, eficientes e criativos na área da leitura.

O ponto de culminância da Semana em Porto Alegre, é a Noite do Livro, na qual são homenageadas pessoas e instituições que, de alguma forma, contribuem com ações em prol do livro e da leitura, indicados pela diretoria da CRL.

A origem do Dia Mundial do Livro
A instituição desta data pela Unesco internacionalizou uma antiga tradição da Catalunha, onde, em 23 de abril, comemora-se o Dia de São Jorge – padroeiro daquela província espanhola – e recorda-se o falecimento do escritor Miguel de Cervantes, ocorrido na mesma data, em 1616. De acordo com o costume catalão, os livreiros entregam uma rosa juntamente com cada livro vendido neste dia e muitas pessoas presenteiam com livros e rosas seus amigos e familiares. Uma rosa por São Jorge, um livro por Cervantes, este é o lema.

A partir de1995, a Unesco estendeu sua homenagem ao escritor inglês William Shakespeare, também falecido em 23 de abril de 1616, e passou a estimular os estados-membros a desenvolverem iniciativas próprias nesta data. Atualmente, autores, editores, professores, livreiros, meios de comunicação e bibliotecas, entre outros profissionais e entidades, mobilizam-se, em todo o mundo, para que o livro esteja na pauta do dia.

FONTE: http://www.portocultura.com.br/literatura/index.php?id=8&idNot=4062
Raquelpets
Raquelpets
Admin

Mensagens : 819
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 45
Localização : Porto Alegre

https://confrariadeideias.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos