Atividades de letramento

Ir em baixo

Atividades de letramento Empty Atividades de letramento

Mensagem  Raquelpets em Qui 2 Abr - 18:20

Gurias da Alfabetização e Letramento: Eu devia estar planejando uma boa aula para amanhã. Mas nem tenho ideia!!! Vcs que são da área... por favor, dicas!!! É para o segundo ano do primeiro ciclo. Escola municipal. Preciso trabalhar com textos inteiros, trechos... preciso começar a fazer eles entenderem o texto como um conjunto e não como palavras soltas...
Raquelpets
Raquelpets
Admin

Mensagens : 819
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 40
Localização : Porto Alegre

http://confrariadeideias.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Atividades de letramento Empty Atividade ESQUISITICES

Mensagem  Raquelpets em Seg 20 Abr - 20:49

ESQUISITICES
Estímulo: Conversar com os alunos perguntando se eles já acordaram algum dia se achando muito esquisitos, fazendo coisas estranhas, que pareciam fora do comum. Pedir que se lembrem de algum dia e contem para a turma. A professora deve contar alguma coisa esquisita que tenha acontecido com ela. Deve ser algo engraçado.

Desenvolvimento: Dar aos alunos cópias do texto “Esquisitices”, de Sérgio Caparelli:

Esquisitices

Eu hoje acordei
Muito esquisito.

Já comi o pé da mesa
E bebi café com mosquito,
Fui à praia e no mar,
Pesquei um peixe frito.

Eu hoje acordei
Muito esquisito.

Dei bom-dia pra cavalo
E relinchei pro cabrito,
Me pendurei no varal:
Logo que estiver seco, grito!

Eu hoje acordei
Muito esquisito.

Cuspi fogo na toalha
E engoli um periquito
Eu tô que tô: eu, hoje,
Muito esquisito!

Ler em voz alta para a turma. Fazer novamente a leitura em voz alta, pausadamente, pedindo que os alunos acompanhem em suas cópias e repetindo em voz alta.
Produção de texto: Os alunos deverão criar uma estrofe inventando algum fato esquisito e repetindo o refrão: “Eu hoje acordei muito esquisito”.

Fechamento: Cada aluno deverá ler a sua estrofe para a turma. Após a leitura, todos juntarão suas estrofes formando um texto só. O professor escreverá no quadro a poesia criada pelos alunos. Na aula seguinte, poderá levar o texto digitado e distribuir as cópias aos alunos.
Raquelpets
Raquelpets
Admin

Mensagens : 819
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 40
Localização : Porto Alegre

http://confrariadeideias.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Atividades de letramento Empty Projeto Livro Viajante

Mensagem  Raquelpets em Qua 22 Abr - 17:52

Projeto Livro Viajante

Material :
Livro de histórias que possa ser “livre”, ou seja, que possa emprestado a cada aluno mesmo que corra o risco de não ser devolvido.
Cartolina
Cola
Tesoura
Canetinhas
Lápis
Lápis de cor/Giz de cera

Objetivo: Aproximar a família do processo de incentivo à leitura, exercitar a capacidade de síntese através de desenhos e de pequenos trechos escritos que resumirão a história.
Estímulo:
Apresentar aos alunos o conceito de “Livro Viajante”: perguntar o que eles acham que é um livro viajante? Qual a diferença de um livro viajante para os outros livros? Qualquer livro pode ser um livro viajante? Dizer que o livro vai passear pela casa de cada um deles.
Desenvolvimento:
Apresentar o livro que será usado no projeto: Mostrar a capa, dizer o título, apresentar o personagem principal, os personagens secundários e o tema. Conversar sobre o personagem principal que deve ter um perfil que atraia a atenção dos alunos.
Ler a história, mostrando as figuras.
Entregar o livro ao primeiro aluno da lista, deixando clara a data em que o livro deve ser trazido de volta e entregue ao próximo colega. Escrever a data na lista que deve estar anexada ao livro.
Após o término da viagem do livro pelas casas dos alunos, recapitular a história deixando que os alunos contem e comentem em sala de aula.
Iniciar a confecção de um painel que resumirá a história. No painel as alunos deverão desenhar os trechos da história que mais chamaram a atenção deles, colocando legendas nos desenhos.
Fechamento:Fixar o painel na sala de aula ou nos corredores e murais da escola, identificado com turma e nomes dos alunos.
Raquelpets
Raquelpets
Admin

Mensagens : 819
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 40
Localização : Porto Alegre

http://confrariadeideias.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Atividades de letramento Empty Revista Nova Escola. Orientações didáticas sobre leitura.

Mensagem  Raquelpets em Qui 30 Abr - 9:21

Orientações didáticas sobre leitura

Para que os estudantes de 4ª série dominem habilidades essenciais de leitura cobradas na Prova Brasil, o professor deve trabalhar algumas atividades sistematicamente

Anderson Moço (novaescola@atleitor.com.br)
O trabalho com leitura começa ainda na Educação Infantil e vai se tornando mais complexo com o passar dos anos. Para levar a garotada a dominar as habilidades básicas avaliadas pela Prova Brasil, é necessário incluir algumas ações na rotina, de acordo com Kátia Bräkling e Beatriz Gouveia, coautoras do estudo do Inep sobre a avaliação. Confira.

1. Oferecer bons textos para qualquer atividade
O material disponibilizado ao aluno deve ter boa qualidade, ser coeso e coerente, possuir uma linguagem adequada ao contexto de produção, utilizar critérios corretos de paragrafação e pontuação e estar registrado dentro da língua-padrão. É importante, portanto, selecionar textos de escritores nacionais reconhecidos e traduções bem feitas.

2. Fazer um diagnóstico das capacidades das crianças
A primeira tarefa é elaborar uma pauta de observação que considere as habilidades de leitura já apropriadas pela classe e por cada aluno individualmente para ver o que precisa ser ensinado. É possível se basear nas capacidades dos descritores e organizar o planejamento por meio de perguntas (veja aqui um exemplo de tabala de acompanhamento individual).

3. Dar atividades abordando diferentes habilidades
Nem todo texto suscita boas atividades para desenvolver determinadas habilidades. Há os que são mais adequados ao trabalho com tipos de inferência, como piadas e anedotas. Outros se prestam mais ao estabelecimento de relações entre linguagem verbal e não verbal, como reportagens - que se articulam a infográficos, gráficos e outras imagens.

4. Propor a leitura de gêneros variados
É preciso trabalhar todos os gêneros (ou a maioria deles) em um mesmo ano de escolaridade, pois eles mobilizam no leitor diferentes capacidades, que só são aprofundadas por meio da familiaridade com eles. A ideia é propor a leitura e a interpretação de diversos textos de um mesmo gênero. O que importa não é saber que as narrativas apresentam uma organização temporal, por exemplo, mas qual a finalidade delas.

5. Planejar a progressão de desafios
Para aprofundar e ampliar a proficiência e a autonomia leitoras, o ideal é organizar a progressão, com critérios bastante claros de seleção do material. Dessa forma, é possível trabalhar fábulas tanto na 2ª quanto na 4ª série, por exemplo, assim como contos literários, aumentando a complexidade dos textos.

6. Propor a leitura em colaboração periodicamente
Ler em conjunto com os estudantes é fundamental para que eles aprendam a interpretar um texto. O trabalho começa com o levantamento de algumas questões, localizando-as no texto e prevendo possíveis respostas. No início, o ideal é estimular as crianças a realizar antecipações a respeito do que será lido com base no título. Conforme a história avança, elas respondem a perguntas sobre o que vai ocorrer - sempre sustentando as respostas com marcas e recursos linguísticos presentes no texto ou indicando conhecimentos prévios.

7. Realizar leituras em dupla ou individualmente
No caso de textos informativos, essa atividade pode vir acompanhada de questões a serem respondidas por escrito para que se possa avaliar o que foi apropriado. O educador informa que será realizada uma discussão coletiva sobre o texto, orientando para que todos façam anotações, que poderão ser consultadas. Na socialização do trabalho, são explicitadas as pistas linguísticas utilizadas para resolver os problemas de compreensão. A circulação das informações traz a possibilidade de apropriação das estratégias por quem ainda não as domina.

8. Organizar as aulas de modo a dar a autonomia leitora
Quando se apresenta um gênero novo à turma, o professor deve iniciar o trabalho no coletivo antes de propor leituras individuais, que podem gerar dificuldades de compreensão. À medida que os alunos se familiarizam com o gênero, é preciso que leiam de forma cada vez mais autônoma, mas com supervisão.

9. Contemplar empréstimos de livros na rotina semanal
Os alunos precisam ter autonomia para escolher as obras que querem ler. Assim, eles descobrem o prazer da leitura, um comportamento comum aos leitores proficientes. Além da biblioteca da escola, as do bairro e da cidade devem ser um ambiente familiar para eles. Para isso, organizar visitas e estimular a frequência a esses ambientes é essencial.

10. Desenvolver o comportamento leitor
Esse é um conteúdo de ensino que pode ser abordado de diversas maneiras: além de o professor socializar os próprios critérios de escolha e apreciação estética de textos, ele pode pedir que o estudante procure obras literárias regularmente, comente com os colegas o que se está lendo, leia trechos de que gostou para eles e recomende a todos os materiais diversos que são de seu interesse.

11. Trabalhar diferentes propósitos e modalidades de leitura
No ato de ler, há objetivos diversos: estudar, se informar, revisar um texto escrito pelo próprio aluno ou simplesmente pelo prazer. O professor necessita explicitar para a turma essas diferentes finalidades e trabalhar as modalidades próprias de cada uma delas. Diferentemente da leitura extensiva de um romance, por exemplo, a leitura para identificar uma informação deve ser realizada de maneira que se possibilite encontrar coisas pontuais no texto.

12. Incluir a leitura programada no planejamento
São essenciais as atividades que levam à ampliação da proficiência na compreensão de textos mais extensos ou complexos. Isso é feito com uma programação para que um livro de contos ou romance, por exemplo, seja lido em partes. O professor lê as obras selecionadas e as divide em trechos com coerência semântica para serem lidos pela classe sequenciadamente, em prazos combinados - fora da sala de aula. Terminada cada etapa, cabe ao educador levantar aspectos sobre a materialidade linguística: recursos gráficos utilizados e efeitos de sentido produzidos pela sua utilização, pela pontuação ou pelo discurso indireto livre, por exemplo. Em data prevista, em uma discussão coletiva dos aspectos priorizados, são explicitados procedimentos de leitura utilizados, assim como pistas linguísticas que permitiram a mobilização das capacidades utilizadas.

Reportagem sugerida pelos leitores Denise Morais, Ataleia, MG, Diógenes Henrique Rodrigues da Silva, Itapipoca, CE, Kezya Bernardino, Acarau, CE, e Priscila Santana Suetu, Planaltina, DF
Quer saber mais?

CONTATOS
Beatriz Gouveia
Gisele Gama
Kátia Bräkling
Maria Teresa Tedesco

BIBLIOGRAFIA
Estratégias de Leitura, Isabel Solé, 194 págs., Ed. Artmed, tel. 0800-703-3444, 52 reais
Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário, Delia Lerner, 128 págs., Ed. Artmed, 36 reais
Sequências Didáticas para o Oral e a Escrita: Apresentação de um Procedimento, Bernand Schneuwly e Joaquim Dolz, 278 págs., Ed. Mercado de Letras, tel. (19) 3241-7514, 58 reais
Raquelpets
Raquelpets
Admin

Mensagens : 819
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 40
Localização : Porto Alegre

http://confrariadeideias.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Atividades de letramento Empty Re: Atividades de letramento

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum